Nos dias 13 e 14 de novembro, véspera do feriado da Proclamação da República, estivemos realizando uma caminhada que iniciou na localidade do Rincão Feio (terras do querido amigo Sr.Alcides Fabro), aqui em Criúva, e vai até a localidade do Campestre do Tigre, em Cazuza Ferreira.
Passamos pelo local que chamamos de tríplice fronteira, é o encontro do Rio Lajeado Grande com o Rio das Antas que forma o limite geográfico dos municípios de Caxias do Sul (Sul), São Francisco de Paula (leste) e Monte Alegre dos Campos (oeste), confira nas fotos a paisagem.
No primeiro dia de caminhada fomos recebidos, à tardinha, no Campestre do Tigre, pela Família Fochezatto. Eles tem um restaurante, bar e hospedaria, que é muito simples, mas o acolhimento deles é um luxo só. Somos sempre tratados com o carinho de família, a comida, desde o churrasco até o café da manhã e da tarde, sem explicação, é coisa de se viver para ver.
No segundo dia atravessamos o Rio das Antas com os barcos dos moradores locais e visitamos, pelo lado de Monte Alegre dos Campos, a ponte caída. Um pouco da história relatada nos diz que a ponte não durou um ano, foi construída em 1988 e, já na primeira cheia do rio em 1989, todos viram a obra ruir. A força das águas deste rio não é brincadeira, o local escolhido pelos engenheiros, segundo a população local, é uma formação de cânion, podemos ver isso mesmo na paisagem, as água sobem muito nas cheias não aliviando nada para o que estiver na frente, muito menos para a ponte nova.
Foram 34Km de caminhada em dois dias, muitas aventuras no Poço Gelado, arroio do Rincão Feio, onde precisamos de cordas para descer o cânion que ali se forma, também a travessia a pé do Rio Lajeado Grande e de barco o Rio das Antas. Tudo coroado com o bem-receber e com o amor pelo que se faz da equipe da Criúva Operadora.
Agradecemos de coração a parceria do José Cavali que fez nosso deslocamento e apoio. A família Fochezatto: Solange, Ro e Moacir. Também aos aventureiros e amigos que sabem aproveitar e apreciar a simplicidade da Natureza e a paz de Criúva e região.
Neste sábado dia 30/10/2021 realizamos a caminhada no Cânion Guacho. Esse cânion está localizado em Campestre da Serra, município vizinho de Criúva, do outro lado do Rio das Antas, por isso a caminhada se inicia na Ponte do Korff.
A partir da ponte descemos o Rio das Antas pela margem até se adentrar no arroio Guacho, que dá nome ao cânion, e subimos até a Cachoeira da Usina, foram 9 horas de caminhada bem técnica, com grau de dificuldade bem alta.
As fotos de tamanha beleza da natureza do local falam por si, mas aqui registramos a alegria, a cooperação e a lindíssima atmosfera que o grupo criou para transpor juntos, com muita categoria e bom humor, todos os obstáculos que atravessar um cânion possui.
Costumamos dizer que a Natureza tem o solo fértil para se semear amizades e se colher os doces frutos de uma bela aventura.
Agradecemos de coração o dia fantástico que tivemos com os aventureiros mais feras que já vimos!
No dia 26 de outubro de 2021 tivemos a honra de receber na Criúva Operadora os empreendedores de Turismo de Experiência da Serra Gaúcha aqui na Criúva e em São Jorge da Mulada. O coordenador regional do Sebrae, Emerson Bittencourt Monteiro, nos proporcionou uma conversa ao redor da fogueira, durante a caminhada noturna com jantar na mata, onde cada um falou sobre seus empreendimentos localizados em Veranópolis, Vila Maria, Bento Gonçalves e Garibaldi. Márcia Ferronato do Segh Uva e Vinho se fez presente, agraciando nossa noite cheia de estrelas no céu e na terra.
À tarde todos foram recepcionados na Fazenda Bertussi pelo Gilney Bertussi, que sempre, com todo carinho, abre o acordeon e mostra nossa cultura da música tradicionalista gaúcha que todos adoraram.
Os empreendedores da Serra Gaúcha fazem o que amam e isso pode ser apreciado, vivido e sentido por cada visitante, é muito orgulho do que somos e do que temos.
Desde 1980 o dia 27 de setembro é o dia Mundial do Turismo, neste ano, a equipe da Criúva Operadora, juntamente com parceiros do Núcleo de Turismo da CIC Caxias, participou de uma reunião-almoço onde o Secretário de Turismo Enio Martins e o empresário Leonel Lorenzoni trouxeram informações sobre o Turismo de Caxias do Sul e seus movimentos via iniciativas públicas e privadas no município.
Nós da Criúva Operadora acreditamos que muito há de ser feito neste universo que exige muita dedicação. Como já fizeram vários municípios vizinhos de Caxias do Sul: Turismo, tem que ser assunto em pauta no dia a dia da comunidade, pois Turismo está ligado à Cultura, ao Esporte, ao Meio Ambiente, à Educação, à qualidade de vida e ao desenvolvimento econômico e social.